Tendo como objetivo a formação de ações de marketing na internet, celular, TV Digital e muitos outros recursos tecnológicos, o marketing digital é muitas vezes relacionado apenas à internet. No entanto, seu espectro é muito mais amplo. Também chamado de marketing online e web marketing, o marketing digital não é mais um item de luxo em companhias que precisam aumentar seus lucros de uma maneira criativa e eficaz.
Empresas pequenas e médias devem fazer o marketing digital. Existe uma ideia errônea que esse tipo de publicidade pode ser feita apenas por grandes indústrias. Todavia, o preço do marketing digital consegue agregar todas as classes sociais, pois é muito mais barato que qualquer outro tipo de marketing tradicional, como o radiofônico, televisivo e impresso. Outra característica importante do marketing digital é que as ações tomadas podem ser medidas de acordo com o funcionamento da campanha, algo que é muito difícil de fazer em uma publicidade do tipo tradicional.
A atuação do marketing digital e os jovens
Geralmente ancoradas pela internet, as atividades do marketing digital podem ser feitos em qualquer meio digital, e têm como principais exemplos o banner em portal, as redes sociais, os links patrocinados, o e-mail marketing e muitos outros mecanismos eficientes. Para que a publicidade digital tenha mais eficácia, é melhor que todas as atividades sejam integradas em um planejamento de marketing digital, no qual existe uma pesquisa, um projeto, uma produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão do produto que terá campanha nos meios digitais.
Talvez o principal ganho da empresa que quer trabalhar com o marketing digital é que o público será mais heterogêneo. Como os jovens estão cada vez mais conectados com tudo que acontece na internet e nas mídias sociais – principalmente sempre na procura de produtos e serviços melhores – o marketing digital é a melhor forma de atraí-los. Devido à grande exigência dessa geração (já que alguns nasceram com a internet em mãos), se uma empresa não começar a utilização do marketing digital, ela poderá perder muitos clientes nos próximos três anos.
Os jovens são consumidores rápidos e dinâmicos, que não perdem tempo com ligações se precisam de ajuda com algum problema. Eles preferem chats online ou um fórum online da empresa para o esclarecimento de dúvidas sobre os serviços e produtos.
O que sua empresa ganha com o marketing digital?
As atitudes de marketing digital têm como principal objetivo obterem o maior número de clientes para a sua companhia. As maneiras utilizadas para que isso aconteça são: o marketing de busca (com o qual pessoas procuram por serviços ou produtos oferecidos pela sua indústria) e o marketing de relacionamento (com o qual você se relaciona com sua clientela, agradando-os muito mais e ensinando-os como espalhar sua marca).
Como já foi dito anteriormente, o marketing digital utiliza do planejamento dos “oito P’s”: pesquisa, projeto, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão. Por ser um ciclo, após o término da precisão, volta-se para a pesquisa para melhorar as atividades e procurar por novas tendências no mercado.