O e-commerce não para de crescer e os especialistas apontam números ainda maiores para os próximos anos. Diante deste imenso mercado, muitos brasileiros se questionam como montar uma loja virtual e também ganhar dinheiro.
Para ajudar todos aqueles que estão em busca de um novo empreendimento, uma forma de ganhar renda extra, de mudar de profissão, fizemos um tutorial de como montar uma loja virtual em passos simples.
Como Montar uma Loja Virtual Passo a Passo
Passo 1: O que você vai vender?
Você decidiu quer ter seu próprio negócio e que vai apostar no e-commerce. Muito bem, mas o que você vai vender? Escolher o seu produto é o primeiro passo. Seu produto não precisa ser necessariamente algo físico, pode ser um e-book, pode ser serviços.
Se você ainda não tem ideia do que pode vender na sua loja virtual, sugiro que reserve um tempo para pensar e analisar o mercado e descobrir nichos que pode atuar. Uma boa forma de fazer isso é verificando, por exemplo, o número de pesquisas em determinadas palavras-chave no Google, exemplo: comprar camisetas estampadas, comprar peças de decoração antigas, comprar capacetes esportivos, comprar sapatos, etc.
Depois de encontrar um produto com um número razoável de busca, você deve averiguar cautelosamente a concorrência. Alguns nichos já possuem uma concorrência estabelecida, como é o caso das lojas virtuais de sapatos, e para vencer a concorrência, o ideal é que aposte em um nicho específico. Ao invés de vender sapatos, porque não vender sapatos infantis? Ou botas country? Ou sapatos para quem tem algum tipo de deficiência? Enfim, encontre um nicho que tenha procura e que ainda não está sucateado pela concorrência.
Outra forma de encontrar um produto para vender é observando o mundo real. Há produtos ou serviços que são comercializados no mundo real e que ainda não são comercializados no e-commerce? Tenha apenas cuidado com o tamanho e peso dos produtos, pois o sucesso da sua loja virtual depende muito da entrega do produto (do valor, da forma e da demora). Entregar geladeiras, armários e carros por transportadora pode sair o dobro do preço do que comprar em uma loja física.
Passo 2: Para quem vou vender?
Você já tem o seu nicho escolhido, mas antes de montar uma loja virtual é preciso saber exatamente quem é seu público-alvo. Você irá vender para que público?
Além de saber quem é o seu público, você precisa também conhecer como ele se comporta. Qual a idade do seu público? Onde ele mora? Que blogs, sites e redes sociais o seu público freqüenta? O que eles esperam de uma loja virtual?
A partir destas informações você poderá delimitar o seu plano de ação, como irá divulgar a sua loja, como encontrará seu público, como deve ser a linguagem dos seus anúncios e como deve tratar seus futuros clientes.
Passo 3: Quem será meu fornecedor?
Você sabe o que venderá e para quem vai vender, mas quem são os seus fornecedores? Se os produtos são importados de que país irá importar e de quais fornecedores?
Se pretende trabalhar com produtos importados da China, recomendo a leitura de Como Importar da China e Criar uma Loja Virtual. Você precisa conhecer o seu fornecedor antes de iniciar o seu negócio, saber a média do preço, do frete, como ele vai te enviar os produtos, quanto tempo demora entre o seu pedido e a entrega, entre outros detalhes.
Conhecer o seu fornecedor te ajuda a lidar com o seu próprio estoque, pois você saberá o tempo que vai demorar entre o seu pedido e a entrega e então poderá ter um estoque capaz de suprir suas necessidades durante este tempo.
Com estas informações, monte seu plano de negócios e abra sua loja virtual. Se planejar com cuidado o início do seu negócio, você terá um empreendimento muito lucrativo.