Todo mundo quer ganhar dinheiro extra nas horas vagas e pagar aquela viagem internacional, comprar um carro novo ou comprar a casa própria. Para ajudar aos nossos leitores, preparamos algumas dicas de como ganhar dinheiro extra:
O que você vai fazer?
Existem milhares de possibilidades de como ganhar dinheiro extra, você pode vender produtos ou prestar serviços, por exemplo.
O primeiro passo é definir o seu nicho de atuação, ou seja, o que realmente vai fazer. Veja algumas ideias:
- Vender roupas
- Vender sapatos
- Vender cosméticos
- Vender comidas (sobremesas, sucos, massas, etc)
- Vender artigos eróticos
- Vender peças de decoração
- Vender enxovais
- Vender bolsas
- Vender eletrônicos
- Vender revistas e jornais
- Vender relógios
- Vender peças para cozinha
- Vender peças de carro
- Vender peças de moto
- Dar aulas particulares
- Ser tradutor
- Ser babá
- Passear com cães
- Cuidar de idosos
- Ser costureira
- Ser cabeleireiro
- Consertar eletrodomésticos
- Ser pintor
- Ser técnico de informática
Essas são apenas algumas sugestões do que você pode fazer para ganhar dinheiro extra nas suas horas vagas. Para escolher o nicho que mais se parece com você, é importante levar em consideração:
1- O que você faz de melhor?
Você pode ser uma ótima costureira, então porque não fazer uma associação de costureiras e prestar serviços para fábricas ou lojas? Vocês podem fazer isso nas horas vagas e em casa mesmo.
Se a sua especialidade são rosquinhas, que tal fabricar e entregar rosquinhas no lanche a tarde nos comércios do seu bairro?
Se você desde criança adora montar e desmontar computadores, talvez seja uma boa ideia se especializar e oferecer serviços como técnico de informática.
Ou você pode amar cães e usar todo o seu amor pelos pets e montar na sua casa uma creche de cachorros. Assim, sempre que os donos forem viajar, você pode cuidar deles: dar banho, passear, alimentar, brincar, etc.
Use o que você sabe fazer de melhor para ganhar dinheiro.
2- As pessoas estão interessadas no seu serviço?
Depois de pensar em três coisas que você consegue fazer de melhor, reflita no quão as pessoas possam estar interessadas nelas.
Você terá a demanda suficiente para conseguir ajuntar o dinheiro que precisa? Quantos clientes em média terá por mês?
Pense a respeito dessas perguntas e escolha a opção que se adeque melhor aos seus objetivos.
3- Quais serão os gastos?
Não adianta apenas calcular a demanda e o quanto os clientes te pagarão. Você precisa também colocar na ponta do lápis os gastos que terá e então saber se realmente vale a pena.
Se você decidiu montar uma creche para cães, calcule o que gastará com cosméticos para os pets, coleiras, caminhas para cachorros e tudo mais que necessita.
Quem vende roupas importadas, por exemplo, vai tirar o valor pago por peça, o frete, os impostos de importação e outros gastos. O ideal é que consiga comprar pelo menor preço possível com o fornecedor. Para ganhar dinheiro vendendo roupas importadas, sugiro a leitura de Como Importar Roupas.
O mesmo se aplica para todas as outras opções. Se você vende docinhos, como brigadeiro, deve somar todos os gastos com os ingredientes, gás, forminhas ou embalagem, etc.
4- Qual valor vender meus produtos ou serviços
Isso depende de quanto você quer ganhar. Quanto vale a sua hora? Se você acha justo ganhar 3 mil reais por mês, então divida 3 mil por 30 dias e por 8 horas. O resultado é o valor da sua hora!
Observe também que mesmo que você ache justo cobrar R$100 por hora, talvez os clientes não estejam dispostos a pagar este valor pelo serviço que presta. Dê sempre uma pesquisada no mercado e veja o que os seus concorrentes estão cobrando.
Depois destes passos, você só precisa colocar a mão na massa. Muitas pessoas passam meses planejando e sonhando com o que vão fazer, mas se esquecem de realmente comer o novo empreendimento.
Ganhar dinheiro nas horas vagas é uma possibilidade para aumentar o seu rendimento ou quem sabe começar uma nova profissão, sem precisar arriscar seu emprego atual.
Gostei das dicas!
Concordo contigo quando você diz que é necessário analisar nossas habilidades.
Temos que saber o que ‘fazemos bem’. É muito mais fácil prosperar em uma área em que já possuímos habilidades desenvolvidas do que em outra coisa.
Abraços!
Olá Tato,
Essa é uma dica muito importante. Normalmente o que fazemos bem, fazemos com prazer.
Boa sorte!
Parabéns, o blog está ótimo, com muita dicas, alias, com muitas dicas boas. Opções e sugestões para criar um renda extra não falta, tudo o que temos que fazer é colocar a mão na massa e acreditar no sucesso.
Olá Nilson,
Obrigado!
Boa sorte.